I Encontro de Matemática

O IFMT - Campus Campo Novo do Parecis irá realizar, de 06 a 08 de maio, um encontro voltado para profissionais e acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática, abordando temas atuais e multidisciplinares, através de palestras e minicursos. O "I Encontro de Matemática"tem como público-alvo os professores e acadêmicos das instituições de ensino superior do estado, além de professores atuantes nas redes particular e pública.

O período de inscrições foi aberto no dia 11 de abril e segue até 02 de maio. As taxas de inscrição são de R$ 10,00 para acadêmicos e R$ 20,00 para professores. As inscrições devem ser feitas via internet, no site da instituição. Para efetivação do pagamento, a organização do evento irá enviar o boleto de pagamento ao inscrito, que deverá ser impresso e pago na rede bancária.

sábado, 7 de maio de 2011

é bem provável....

Oi gente.. eu tenho uma dúvida e preciso de um help de vocês... que são os professores de matemática. Eu fui em uma sorveteria e a moça me falou que de cada 20 picoles, 1 estaria premiado. Fiquei doida para ganhar mais um..mas ao mesmo tempo, fiquei pensando qual seria a probabilidade de eu ganhar o tão sonhado picolé. Qual seria essa propabilidade? Quem é que estuda isso? O pessoal que trabalha com a loteria será que pensa nisso??? e o pessoal que faz vestibular e chuta em uma letra só??? Quem são os profissionais que usam isso no seu dia a dia? Observar o probabilidade de um país ganhar a copa do mundo de futebol será que animaria ou desanimaria os participantes... tantas dúvidasssssss




me ajudemmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!! quero mais um picolé!!!

8 comentários:

  1. a probabilidade vai ser sempre menos um para cada picole que vc pegar que nao for o premiado ex:1 em 20 antes de vc pegar depois que vc pegar 1 vai ser 1 em 19 e assim por diante ate chegar no premiado ... e como usar probabilidade no seu dia a dia , se ealguem te perguntar se vai chover e vc disser que nao isso vai ser uma probabilidade por que vc vai diser que sim ou nao mas sabendo que pode acontecer entao a probabilidade e de 50% para cada ....

    Acertei

    ResponderExcluir
  2. sua resposta estaria certa se fosse o caso de haver somente 20 picoles, porem a pergunta diz que existe uma chance de 1 em 20 de pegar o picolé premidado, então a cada vez voce continua a ter os mesmas 1 em 20 chances, ou seja a chances são sempre as mesmas, porque existem de certa for um numero "ilimitado" de picolés, porem se estivesse contando as chance de ganhar duas vezes seguidas o picolé premiado bastaria obter o resultado do calculo 2^n (dois elevado a n) sendo n um numero natural (o numero de picoles nos caso) e sendo multiplicado pelas chances N1 (ou seja 20).

    Ex. as chance de ganhar um picolé premiado e logo em seguida gan outro picolés premiados é de 2^2 . 20 = 80 ou seja seriam de 1 em 80.

    ResponderExcluir
  3. eu sou obrigado a demsmentir a parte q eu disse que vai ser menos um no caso vai ser 20x19x18x17xetc assim eu retiro o que eu disse logo acima ok


    eu tambem erro
    hehehehe

    ResponderExcluir
  4. o importante a perceber o erro, afinal todos erramos. =D

    ResponderExcluir
  5. meninossssssss... dese jeito vc me deixam louca.. Ok, e se eu quiser saber a porcentagem de eu ganhar esse picolé, e só tem 20 para vender na sorveteria e dentre eles tem um premiado.. isso foi o que a moçca de lá me disse. Assim, qual seria a porcetagem da probabilidade?

    ResponderExcluir
  6. heiiiiiiiiiiii

    FUTUROS PROFESSORES!!!!!!!

    NADA DE ERRO, O QUE EXISTE É CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, O QUE EXISTE É O PROCESSO!!!!!

    ResponderExcluir
  7. acho que vai depender da tua sorte, por que matematicamente vc teria q chupar varios picoles mas se vc tiver sorte o primeiro picole q vc chupar já será premiado e dai de que ira adiantar a probabilidade

    ResponderExcluir
  8. Claro que anima os participantes, falou em futebol (ou outro tipo de desafio), falou em animaçao, mesmo que as probabilidades de ganhar sejam poucas, mas desistir jamais rsrsrsrs.... e quanto ao picolé, penso como o alex, a sempre haverá 1 em 20 chances de se conseguir o picolé premiado, porem nao desista e continue tentando rsrs.
    abraços

    ResponderExcluir